«

»

Mar 30

Segredos de se comer de 3 em 3 horas: Metabolismo Acelerado!

Acesso imediato ao Curso Gratuito!

Digite seu nome e e-mail:

Odiamos Spam! Sua privacidade será mantida.

Segredos de se comer de 3 em 3 horas: Metabolismo Acelerado!

Pork_babecue

Olá, tudo bom? Metabolismo acelerado. Só de se ouvir (ou ler) esta frase têm-se a visão de um corpo mais em forma, com menos gordura localizada, mais músculos evidentes… Significa dizer que o corpo queima mais calorias, seja treinando, seja descansando e o contrário disto, um metabolismo lento, significa dizer, mais gordura, mais trabalho, pouco resultado, menos comida com mais peso corporal…

Hoje nós vamos ver alguns dos segredos de se alimentar em intervalos regulares (mais vezes ao dia), acelerar o metabolismo, transformar seu corpo em uma “máquina” eficiente de se queimar gorduras e as formas de se fazer isto. Sinceramente eu fico super animado e motivado ao discutir estes assuntos :) . São detalhes super interessantes que ensino a todos os meus alunos e que são muito motivadores ao vê-los em ação. Então, vamos continuar nosso bate-papo de hoje, sem mais demoras, sem mais espera!

Treinar, fazer exercícios, fazer musculação, pedalar, caminhar, etc, é uma estratégia de se acelerar o metabolismo e entrar em forma mas veja, não é a única forma e de longe não é sozinha a melhor forma de se fazer isto. Acredite, esta forma que nós vamos ver aqui hoje é tão poderosa que após, algumas semanas fazendo isto, alimentando-se de 3 em 3 horas com as ESCOLHAS CERTAS de alimentos certos (veja o artigo sobre dietas balanceadas), o seu corpo se transformará em uma usina de queima de energia e você perceberá que não terás mais tanta dificuldade em perder gorduras no corpo e entrar em forma. E é claro, uma rotina de exercícios semanais para esculpir seu resultados! ;)

Frequência na alimentação

Alimentar-se de 3 em 3 horas significa dizer, alimentar-se de 5 a 6 vezes por dia. E por que você nunca irá alcançar o seu máximo potencial se você não fizer isto, mesmo alimentando-se de bons alimentos e treinando algumas vezes na semana? Veja, não estou dizendo que você não conseguirá resultados ao se fazer 3 refeições diárias de QUALIDADE, com bons alimentos e exercícios físicos. Estou querendo lhe mostrar que se você quer resultados mais rápidos e alcançar seus objetivos o quanto antes, as estratégias precisam ser diferentes sem deixar mencionar que, dependendo do seu tipo corpóreo (um endomorfo predominante), seguir fazendo somente 3 refeições ao dia, irá colocar seu resultados maaais maaaais distantes ainda…

Alimentar-se pode causar danos ou não ao seu metabolismo. Como? Alimentando-se uma ou duas vezes ao dia somente… Uma dieta balanceada, com os alimentos certos, que lhe farão uma nutrição correta, lhe trará resultados, no entanto, bem menores que se você se alimentar 5 a 6 vezes ao dia. Vejamos porquê:

Na Fisiologia

Segundo o estudo da fisiologia do corpo humano, são necessários cerca de 3 horas para se digerir os alimentos e as proteínas duram somente 3 horas na corrente sanguínea. A partir daí é que surgiu a recomendação de se alimentar em uma média de 3 em 3 horas por dia.

Considerando que uma pessoa consiga dormir as 8 horas diárias requeridas para a maioria das pessoas, significa dizer que restam 16 horas no restante do dia. Fazendo-se 6 refeições diárias pelas 16 horas do dia temos que, é necessário alimentar-se a cada 2 horas e 40 minutos ou, se o objetivo for 5 refeições diárias, a cada 3 horas e 12 minutos, em média. A média de 5 vezes ao dia parece ser a melhor para a mulheres uma vez que o requerimento calórico diário é menor do que os homens chegando a 600-900 kcal/dia a menos. Alimentar-se acima desta média, 8, 9, 10 vezes ao dia não faz sentido uma vez que o corpo não teve tempo para digerir e assimilar a refeição anterior, fazendo com seu consumo calórico possa ficar muito alto.

Pode parecer estranho (comer mais vezes ao dia para entrar em forma) e até contrário ao que você já pode ter ouvido por aí (fechar a boca, comer menos, etc), mas o fato é que 5 a 6 refeições balanceadas por dia farão você queimar mais calorias! Sugiro muito que você leia o artigo sobre dietas balanceadas (clique aqui) e faço o cálculo de quanto de energia você precisa ingerir por dia. Deixei tudo mais fácil para você! ;) Acesse aqui as calculadoras gratuitas!

Nunca perca uma refeição.

Pork_babecue

Perder uma refeição significa diminuir seu metabolismo. Isto acontece porque ao se perder uma refeição o nosso corpo “liga” o “modo sobrevivência”. Ele entende que o período de inanição é uma ameaça à sobrevivência e assim começa a alterar o seu funcionamento, a sua fisiologia. Isto explica “Porque mais de 90% da dietas falham quando o objetivo é perder gordura.” Neste artigo te explico melhor esta questão toda, ao mesmo tempo, resumidamente, perder uma refeição (ou mais de uma), por exemplo, ao se dormir 8 horas e ao acordar não tomar o café da manhã e assim ir alimentar-se no fim da manhã, irá somar muitas horas sem alimento e seu corpo começará a entrar em catabolismo muscular (perda), a mandar sinais fortes de inanição e invariavelmente, a diminuir seu metabolismo. Pense o quão grande é este efeito se na maior parte dos dias da semana esta rotina é repetida.

Somando-se a isto uma escolha de alimentos não muito nutritivos, o seu corpo começará a acumular gorduras mesmo que a ingestão calórica esteja abaixo da sua recomendação diária. Horas sem refeição alguma seguidas de alimentos processados possuem um poder enorme em acumular gorduras e fazer seu corpo diminuir seu metabolismo e assim fazer você acumular mais gorduras… (Recomendo muito que você participe do curso gratuito “Por que seu corpo acumula gorduras? Os 3 pontos-chave”.)

7 Razões

Aqui vão 7 razões porque você deve se esforçar para fazer 5 a 6 refeições diárias, com as quantidades e qualidades apropriadas para deixar seu corpo funcionando como um “incinerador de gorduras”:

  1. Alimentar-se regularmente acelera seu metabolismo devido efeito térmico do alimentos;
  2. Todos os nossos processos biológicos necessitam de energia. Respirar, batimentos cardíacos, circulação sanguínea, pensar e inclusive a digerir. O processo da digestão em si requer uma certa quantidade de energia para quebrar os alimentos e depois absorvê-los, ou seja, parte da energia que você consome é utilizada para realizar a a digestão. Ao entender bem este conceito torna-se mais evidente porque você NUNCA deve perder uma refeição. Além disto, selecionando inteligentemente os alimentos formados por proteínas de qualidade mais carboidratos complexos e fibrosos você praticamente colocará o seu corpo em um estado em que é muito difícil engordar. Pelo contrário, ele estará em uma situação propensa a queimar mais gorduras e preservar a sua massa magra. Alimentos com baixa quantidade de calorias como aspargos e alface, possuem um alto efeito térmico, somado às proteínas de qualidade este efeito é muito maior. As proteínas demandam muita energia para serem digeridas, bem diferentes de gorduras e carboidratos refinados como a sacarose. Então, a matemática é esta: Alimentar-se a cada 3 horas = Alto efeito térmico + metabolismo acelerado. Perder refeições durante o dia = sem efeito térmico, metabolismo mais lento.

  3. Alimentar-se regularmente evita aqueles momentos de fome extrema e ajuda a controlar os desejos;
  4. Ao alimentar-se de 3 em 3 horas você sempre estará se sentindo satisfeito e a fome será ocasional a hora do lanche sempre estará por perto.

    Talvez você já passado pela situação de fome extrema seguida de alimentação voraz que te deixa “empanturrado” de tanta comida. Quando ficamos muito tempo sem comida o controle hormonal chega a um certo ponto em que ninguém quer pensar em proteínas de qualidade nem carboidratos complexos. O único desejo é comer e comer! E será o que estiver pela frente…

  5. Alimentar-se regularmente lhe fornece altos níveis de energia durante o dia e controla os níveis de insulina;
  6. Escolhendo sempre alimentos que contenham proteínas de qualidade mais carboidratos complexos e fibrosos, os níveis de insulina ficarão sob controle lhe fornecendo disposição e energia durante o dia todo. Carboidratos refinados e alimentos processados invertem este ciclo proporcionando altos e baixos na liberação de insulina, o que invariavelmente lhe causará altos e baixos na sua energia diária e na sua fome também. Além disto, colocando o seu corpo em estado hormonal a acumular gorduras! (Recomendo MUITO que você participe do Curso Gratuito “Por que seu corpo acumula gorduras? Os 3 pontos-chave” para entender isto tudo melhor! Clique no link.)

  7. Alimentar-se regularmente é Anabólico, ajuda o corpo a manter e ganhar massa magra (fazendo um pouco de exercícios ok?! ;) ) controlando os níveis de insulina e fornecendo aminoácidos de forma contínua para as células musculares;
  8. Níveis moderados de insulina e aminoácidos circulando farão com que o seu corpo promova o crescimento muscular e somado a isto, bons carboidratos, as suas reservas de glicogênio estarão sempre abastecidas e isso significa mais energia para os treinamentos e para as atividades do dia a dia.

  9. Alimentar-se regularmente é anti-Catabólico;
  10. Acredite, tudo o que você quer é perder peso e entrar em forma, o que não significa perder seus músculos! Ao alimentar-se regularmente com boa escolhas alimentares, você evitará que seu corpo perca músculos, diminua seu metabolismo. Ganhar massa magra e preservá-la é tudo o que você quer para ficar saudável e com o corpo que você deseja. O nosso corpo não faz estoques de proteínas. Os aminoácidos ingeridos ficam, em média, na corrente sanguínea durante 3 horas. Após este período o balanço nitrogenado do corpo se torna negativo. Esta condição faz com que proteínas dos seus músculos sejam queimadas e por isso que em todas as refeições, uma pequena quantidade de proteínas devem ser ingeridas.

  11. Alimentar-se regularmente lhe promove um melhor aproveitamento dos nutrientes;
  12. Além dos carboidratos, gorduras e proteínas, existem os micronutrientes, tão vitais para os processos fisiológicos do nosso corpo. Ou seja, alimentar-se regularmente também lhe promove um melhor fornecimento de vitaminas e minerais.

  13. Alimentar-se regularmente reduz o acúmulo de gorduras através das porções menores;
  14. Se você alimentar 3 refeições durante o seu dia de 1000 kcal, ao final do dia terá ingerido 3000 kcal, certo? Se você se alimentar de 6 refeições durante o seu dia de 500 Kcal, ao final do dia terá ingerido também 3000 Kcal, certo? Acontece que na primeira situação (3 refeições de 1000kcal) você acumulará mais gorduras no seu corpo do que na segunda situação.

    Após nutrir suas células com a energia que elas necessitam, o restante da energia será armazenada, em forma de glicogênio hepático e muscular e em forma de gorduras. Acontece que a nossa capacidade fazer a reserva de glicogênio é limitada após abastecidas estas reservas, toda a energia restante ingerida sera armazenada em forma de gorduras, o que poderíamos dizer, é “quase” ilimitada.

Fechando por hoje

Com todos estes detalhes que nós vimos aqui espero que tenha conseguido ajudar você a perceber o quão é importante alimentar em intervalos regulares. Acho que eu nunca falei tanto sobre este assunto como hoje. rsrs.

Mesmo que a gente ouça que é sempre bom alimentar-se de 3 em 3 horas vale a pena dar uma relembrada nos motivos porque isto é tão importante. No início É e pode ser difícil fazer 6 refeições diárias. Principalmente para quem não está acostumado. Ao mesmo tempo, quando se vê e entende o POTENCIAL das ações, começa-se a se ter e ver melhores resultados. E alimentar-se regularmente é uma das estratégias…

Citando Tony Robbins: “Não existe fracasso, existem resultados.”

Gostou do texto? Então compartilhe com seus amigos e queridos pois, ao se ajudar as pessoas, você as torna mais felizes e dispostas a fazerem o seu melhor, e isto deixa o mundo melhor… ;)

Um grande abraço e até a próxima!

Referências: – Burn The Fat Feed the Muscle
“Desperte o gigante interior – Tony Robbins”
Fisiologia do Esporte e do Exercício

  • Busque por promoções de tênis, camisetas e artigos esportivos em nosso site!

Receba as atualizações deste Blog em seu email. Clique aqui.



Mais Musculação, Emagrecimento, Treinamento e Definição

This site is protected by WP-CopyRightPro