«

»

Nov 01

Gorduras: Substâncias que são mal compreendidas – Parte 1

Acesso imediato ao Curso Gratuito!

Digite seu nome e e-mail:

Odiamos Spam! Sua privacidade será mantida.

Gorduras: Substâncias que são mal compreendidas- Parte 1

Quando a gente fala em emagrecimento e definição corporal, a gente logo pensa nelas: nas indesejáveis gordurinhas… Estas substâncias desempenham papéis importantes em nosso organismo e acredite meu amigo (a), elas são mal compreendidas e muitas vezes culpadas injustamente quando uma pessoa está gorda ou até mesmo obesa. Isto tudo porque existe a idéia de que é a gordura (e somente ela) que faz a pessoa ganhar peso.



O que as gorduras fazem?

As gorduras são substâncias que apresentam papel fundamental, por exemplo, na distribuição de nutrientes que são armazenados no fígado e no próprio tecido gorduroso, a saber, as vitaminas A,D,E e K. Também desempenha papel muito importante na produção de um hormônio interessante para quem quer ficar com o corpo mais bonito, com mais massa muscular, a testosterona. E te informo mais, tem papel também no controle do apetite e na sensação de saciedade. (Por esta você não esperava né?)

Um cientista chamado Walter Willett, resolveu pesquisar sobre a redução de gordura na dieta (um redução severa) e emagrecimento. Ele queria ver como era a relação entre dietas com pouca gordura e perda de gordura corporal. O que era de se imaginar era que quanto menos gordura na alimentação maior seria a perda de gordura corporal. Sabe o que ele descobriu? Ou melhor explicando, o que ele NÃO CONSEGUIU encontrar ligação nenhuma? Não conseguiu descobrir ligação nenhuma entre pessoas que emagreciam e o FATO de fazerem uma dieta de pouca gordura. Em estudos longitudinais (estudos mais longos) houveram pessoas que ganharam peso com dietas pobres em gordura. A provável explicação para este fato é de que quando o nosso corpo é submetido por períodos LONGOS com uma rotina alimentar de com pequena quantidade de gordura, ele pára de perder peso. Alguns outros cientistas pesquisaram uma dieta rica em carboidratos e outra rica em gordura para grupos específicos, um com mais carboidratos e outro com a gordura. O interessante deste estudo foi que o grupo que ingeriu mais gordura poupou mais massa muscular do que o grupo do carboidrato. Os ácidos graxos eram utilizado para gerar energia melhor do que os carboidratos. Loucura, loucura, loucura né?

Bom, até agora, não sei se você reparou, eu te falei em gorduras de uma forma geral. Existem tipos diferentes de gorduras e é aqui que a discussão fica mais interessante e lógica. Vou te explicar um pouco mais sobre cada tipo e seus princípios.

1º tipo: Gordura Trans.

gorduras trans

Desta aqui meu amigo(a) fique longe! E o pior é que ela dá mais sabor aos alimentos.

O problema todo é que estas gorduras são artificiais e sendo assim, como não existem na natureza, o nosso corpo tem uma dificuldade enorme em processá-las. Elas aumentam o LDL (colesterol ruim), diminuem o HDL(colesterol bom), deixam o coração mais fraco, causam diabetes e ainda por cima aumentam o tamanho da barriga. Elas são produzidas a partir do óleo vegetal, no entanto é adicionado hidrogênio na fórmula, assim ela fica firme na temperatura ambiente, diferentemente do óleo. Então, alimentos como bolos, chocolates, sorvetes, waffles, etc etc, ficam mais saborosos ao mesmo tempo em que viram bombas de gordura. A recomendação de consumo diário estabelecido pela organização mundial da saúde é de 2g por dia. Agora, dê uma checada na quantidade de alimentos que contêm este tipo de gordura, você descobrirá uma lista enorme. Pode aparecer no rótulo de informações nutricionais a informação gordura vegetal hidrogenada. É a mesma coisa.

Como eu sei que para algumas pessoas, mudanças muito rápidas na alimentação podem ser um pouco difíceis, acredito que o melhor a se fazer para conseguir emagrecer e definir o corpo é escolher um dia na semana para você dar um “relaxada” na dieta e comer livremente. Continue sempre fazendo seus exercícios de musculação e aeróbios, e alimentando a maior parte do dias da semana de forma saudável, de alimentos que não sejam ricos em gorduras trans.

Assuma o controle dos seus alimentos verificando o rótulo de cada um deles e selecionando aqueles que irão ajudar você a deixar seu corpo em forma…

Continuaremos nossa discussão sobre gorduras em outros artigos. Por enquanto, bons treinos e sucesso nos seus objetivos!

Um grande abraço e até a próxima!

  • Busque por promoções de tênis, camisetas e artigos esportivos em nosso site!

Receba as atualizações deste Blog em seu email. Clique aqui.



Mais Musculação, Emagrecimento, Treinamento e Definição

This site is protected by WP-CopyRightPro