«

»

Out 02

Dicas pra Espantar o Fantasma da falta de motivação

Acesso imediato ao Curso Gratuito!

Digite seu nome e e-mail:

Odiamos Spam! Sua privacidade será mantida.

Eu quero mas Não consigo ter Motivação. O que eu faço?

Usar a criatividade e ter um pequeno planejamento podem resolver seus problemas de falta de motivação para treinar musculação.
Por que alguns conseguem ter motivação para fazerem musculação o ano inteiro e outros não?
Um amigo meu me perguntou o que fazer para se ter motivação para fazer musculação e exercícios físicos e resolvi escrever um pouco aqui dos que nós conversamos. Ele me confessou que admira e acha interessante os artigos, os resultados, as pessoas que têm um físico legal e que gostaria de ser assim, porém, quando ele começa ir a academia vai bem no primeiro e no segundo mês. No terceiro ele já começa a ir menos vezes e menos vezes até que simplesmente deixa de ir…
Imaginando que esta possa ser a sua situação também resolvi deixar aqui algumas dicas de como fazer para “espantar este fantasma” da falta de motivação.
Pois bem, vamos lá!

1ª dica) Tenha um ou poucos objetivos de cada vez.

Você quer ficar mais bonito, diminuir a barriga, ganhar massa muscular, ficar mais forte, sair do sedentarismo, ficar sarado que nem o (a) artista global, saudável, elegante, etc etc etc…
Você percebe que ter tantas coisas a se alcançar deixa tudo mais difícil? Se ao invés, você tiver pequenas metas, conseguirá começar a treinar seriamente e diminuir a força do fantasma da falta de motivação.
Se você pensar naqueles objetivos todos novamente e de uma só vez (leia-os de novo) são muitas coisas para se fazer “para ontem” que dificilmente serão alcançados, gerando desânimo…
Que tal se você passar a pensar assim:” Meu 1º objetivo é diminuir minha barriga.” Pronto! O que você pode fazer para isto? Corridas e caminhadas 4x/ por semana e 2 dias de 5 minutos de abdominais, durante algumas semanas e ao mesmo tempo, começar a fazer um reeducação alimentar. Percebe que pensar desta forma deixa as coisas mais simples e tira forças do fantasma? Para te auxiliar nestas caminhadas e neste 2 dias de 5 minutos de abdominais, um MP4 Player pode ser um ótimo aliado, afinal quem não gosta de ouvir uma musiquinha?
Nota: Se você fizer isto, caminhada e corridinha leve 4x por semana e 2 dias de 5 minutos de abdominais, você já pode se considerar fisicamente ativo, alcançando mais um objetivo, sair do sedentarismo.
Vamos supor que após 6 semanas você perdeu a barriguinha que queria e passou e conhecer outros sabores, alimentando-se melhor…
Que tal agora você passar para outro objetivo? Ganhar massa muscular!
Então você se planeja (sempre que possível com o auxílio de um profissional) para as próximas 8 semanas, 3x por semana, você treinará musculação por 45 minutos por dia, e caminhará ou fará uma corridinha leve por 2 a 3x na semana, 20 minutinhos para começar…
Após estas 8 semanas ganhando massa magra e modelando mais o corpo, você pode “tirar” 7 dias de férias do exercícios para dar um descanso, mas sem chutar o balde na comida…

2ª dica) Tenha um (a) parceiro (a) de treinos.

Pai e filho, amigo e amiga, mãe e filho, colega de trabalho, etc etc, podem ser grandes aliados na hora da musculação.
O fato de você ter uma companhia que faz exercícios junto com você pode ser um ótimo “plus” para aumentar sua frequencia na academia e chegar aos seus objetivos. Você combina com seu(a) parceiro(a) e treinam juntos, isso aumentará seus esforços no exercícios e você terá melhores resultados, além de deixar o momento do treino mais divertido! E ah! Este(a) parceiro(a) pode ser para as semanas de corridas e abdominais e para as semanas de musculação…

3º dica) “Não coloque mais ‘cargas’ além daquelas que você irá levantar na academia.”

Malhando na academia
O que quero lhe dizer aqui é que o fantasma de falta de motivação ganha força quando você coloca pontos muito distantes a serem alcançados. Você sabe (e por vezes quer que isso aconteça) que fazer exercícios o ano inteiro é bacana porém pode ter pensamentos do tipo assim: “Fazer exercícios o ano inteiro… que chato…não dou conta…to fora!”

Então que tal você mudar a forma de pensar e passar a ser algo do tipo assim: ” Vou fazer musculação de setembro a dezembro (4 meses) e vou tirar minhas férias de 15 dias!” E quem sabe na suas férias você não comece a pedalar ou caminhar enquanto passeia…
Note que se você ficar pensando que “tenho que fazer exercícios o ano todo, segunda feira eu começo, ficar empurrando ferro é chato, etc etc etc” você somente estará aumentando a força do fantasma da falta de motivação, minando sua vontade de ficar mais atlético (a), cuidar da beleza corporal, da auto-estima e da saúde…

4ª) Tenha um pequeno planejamento.

(Esta parte é mais difícil de se fazer sem um profissional te auxiliando mas não é impossível, apenas requer cuidados como avaliar sua saúde antes de começar a prática de exercícios físicos e ter bom senso para aumentar as demandas dos exercícios.)

Um pequeno planejamento pode ser feito da seguinte maneira: a 1ª semana de caminhadas e corridas você fará apenas caminhadas. A 2ª semana serão caminhadas e corridas intercaladas. Na 3ª semana serão mais corridas do que caminhadas. Na 4ª semana somente corridas e na 5ª semana um descanso dos exercícios.
Na 6 ª semana mais corridas leves e musculação 2x por semana. 7ª Semana, musculação 3x e corridas 3x por semana. 8 ªSemana, musculação todos os dias e corridas 2x. 9ª Semana, descanso… uffff… Musculação 1x na semana e corridinhas 1 x na semana… Na semana do descanso você pode fazer atividades que sejam mais lazer para você, como praticar algum esporte por recreação…
Nesta “brincadeira” séria de manipular variáveis de treinamento, você pode deixar seus treinos muitos mais motivantes, menos repetitivos, criativos e prazerosos. Tudo depende de um pequeno planejamento e um pouco de criatividade… Assim você tira forças e espanta de vez o fantasma da falta de motivação…

fantasma tristeUm grande abraço e até a próxima!

P.S. Sempre visite regularmente seu médico e personal trainer para garantir que sua saúde está bem para começar e continuar seus exercícios físicos.



  • Busque por promoções de tênis, camisetas e artigos esportivos em nosso site!

Comentários

  1. Guilherme Lacerda diz:

    Maravilha de artigo meu amigo!! Bom demais! Eu me identifiquei demais com sua matéria! Pra variar, muito bom conteúdo!!!

    Abração!

    1. Valeu Gui! Temos que espantarmos este fantasma para seguirmos em frente! Abração!

Receba as atualizações deste Blog em seu email. Clique aqui.



This site is protected by WP-CopyRightPro