«

»

Fev 25

Biotipos – Descubra qual o seu para conseguir melhores resultados

Acesso imediato ao Curso Gratuito!

Digite seu nome e e-mail:

Odiamos Spam! Sua privacidade será mantida.

Biotipos – Descubra qual o seu para conseguir melhores resultados

Biotipos

E aí, tudo bem? Hoje vamos a mais um artigo com informações valiosas que fazem parte do conhecimento para quem quer entrar em forma de vez, perder gorduras e adquirir bons resultados em ganhos de massa muscular.

O assunto é famoso, Biotipos. Acredito que a maioria das pessoas já ouviu esta palavra, biotipo, principalmente quem frequenta academias. Mesmo para quem nunca ouviu falar esta palavra, já deve ouvido expressões como “tenho tendência a ganhar peso facilmente” ou “ele come come e não engorda de ruim!” (rsrs).
Bom, a questão é que estas expressões têm sua parcela de verdade, realmente existem pessoas que por questões genéticas possuem uma facilidade maior em ganhar peso, seja de gordura, seja de músculos ou seja dos dois. Este conhecimento será mais um valioso aliado na sua busca pela boa forma, independente de qual seja o seu caso ou qual ponto você esteja, iniciante ou não. Com estas informações você pode ficar “antenado” aos cuidados com alimentação por exemplo, (alimentar menos carboidratos ou nunca perder uma refeição se possuir um metabolismo mais acelerado) e/ou com o treinamento (fazer mais exercícios ou menos exercícios).

A Genética

O Biotipo é aquela definição que se refere ao seu tipo físico, Endomorfo, mesomorfo ou ectomorfo, e que está diretamente associado à sua genética, às características que você herdou de seus pais. Como dito, são características que facilitam ou não o seu ganho de peso (gordural e/ou músculos), e outras características como por exemplo, ter toda a genética favorável para ser um maratonista, um nadador de classe mundial ou velocista no atletismo. Mesmo que você seja uma pessoa que possua facilidade em acumular gorduras no seu corpo, a boa notícia é que muito do seu resultado é consequência do meio ambiente, dos hábitos. Citando Tom Venuto, no seu excelente livro “Burn The Fat Feed the Muscle”:

“Nem todo mundo possui a matéria prima biológica para ser um mister universo ou um modelo de fitness… No entanto, Absolutamente TODAS PESSOAS podem melhorar sua forma física a partir de onde elas estão hoje. Um dos seus Principais objetivos deve ser alcançar o seu melhor evitando comparações com outros que podem possuir uma genética totalmente diferente de você.”

Nenhuma pessoa no mundo (mais de 7 bilhões) é exatamente igual à outra. Todas as pessoas possuem características metabólicas e fisiológicas diferentes (por mais detalhados e minúsculas que possam ser) que influenciam o quão facilmente podem construir músculos e perder gorduras. A maneira mais clássica de se perceber diferenças metabólicas individuais é quando duas pessoas executam o mesmo programa de exercícios e de nutrição e alcançam resultados diferentes, enquanto um obtêm excelentes resultados outro não. Só para se ter uma noção, as vezes a genética de uma pessoa frente a um treinamento específico aeróbio favorece a produção de uma quantidade maior de organelas, por exemplo, mitocôndrias, em uma escala muito menor de tempo do que uma outra pessoa que, por sua vez, produz menos mitocôndrias como consequência de um treinamento mas, no entanto, possui receptores de membranas mais ativos para a ação de determinados hormônios. (Ficou meio denso esta última afirmação eu sei, mas é só para ilustrar o quão determinante e minúscula pode ser a diferença entre o vencedor de uma prova e o segundo colocado!).

Sigamos…

Os Biotipos – Um olhar Rápido na história e na Teoria

Dr. William H. Sheldon

A teoria do somatotipo foi desenvolvida pelo Professor Dr. William H. Sheldon, nos anos das décadas de 30 e 40. O primeiro objetivo do Dr. Sheldon foi investigar como os tipos físicos estavam associados ao temperamento das pessoas como por exemplo introversão e extroversão. Após um extensa investigação, Dr. Sheldon desenvolveu uma sistema de classificação para os biotipos conhecido como Somatotipo.

Dr. Sheldon identificou 3 biotipos básicos: Endomorfos, mesomorfos e ectomorfos. Os Endomorfos são caracterizados por articulações largas, excesso de gordura corporal e curvas arrendondadas. Ganham massa magra e gordura corporal com relativa facilidade e possuem dificuldades em perder gorduras. Os mesomorfos são magros, com musculatura proeminente e naturalmente apresentam uma aparência atlética. Perdem gordura com mais facilidade e ganham massa muscular também com relativa facilidade. Os Ectomorfos são magras e apresentam baixa concentração de gordura corporal. Possuem dificuldades em ganhar massa muscular e gordura. Normalmente apresentam um metabolismo um pouco mais acelerado.

Apesar da classificação básica dos três biotipos, raramente uma pessoa apresenta-se 100% de somente um componente. Normalmente as pessoas apresentam um mix de dois componentes ou até mesmo dos três. No entanto, a maioria das pessoas apresentará uma tendência maior em direção a um biotipo predominante.

biotipos

A questão mais importante é que você saiba trabalhar com seu biotipo predominante. Por exemplo, a dieta e treinamento de um ectomorfo predominante deve ser diferente de um Endomorfo predominante.

Como mensurar seu biotipo.

A forma mais precisa de mensurar seu biotipo é utilizando um aparelho chamado paquímetro. Com ele é possível fazer a mensuração de pontos ósseos e através de cálculos chegar a um sistema de classificação desenvolvido pelo Dr. Sheldon no qual se aplica uma escala de 1 a 7 para cada componente, começando pela endomorfia seguido pela mesomorfia e depois ectomorfia. Ex.: Classificação 1 – 4 – 5.
Ficaria assim:

  • 1 – Endomorfia
  • 4 – Mesomorfia
  • 5 – Ectomorfia

Com este resultado a pessoa seria classificada como Ecto-Mesomórfica. Predomínio na ectomorfia.

Acredito que nem para todas as pessoas a aquisição de um paquímetro seja algo possível e por pensar nisto deixarei aqui características e um teste mais simples que poderão ajudar você a identificar seu biotipo predominante. Leia as características e anote aquelas que aplicam a você. Depois veja o vídeo e chegue à sua conclusão.

Características

Ectomorfo
  • naturalmente magro,
  • membros longos, lineares
  • pequenas articulações, ossos pequenos
  • cintura fina, ombros estreitos
  • ossos salientes
  • baixos níveis de força antes de iniciar um programa de treinamento
  • metabolismo acelerado
  • dificuldade em ganhar peso
  • às vezes insônia
  • tendência a serem hiperativos
  • as vezes dificuldades para manter o peso
Mesomorfo
  • Circunferências articulars de tamanho médio
  • Cintura fina
  • Ombros largos, quadrados
  • A área do peitoral domina predomina sobre a área abdominal
  • Naturalmente magros (baixos níveis de gordura corporal)
  • Naturalmente musculosos (mesmo antes de começarem a treinar)
  • Naturalmente fortes (mesmo antes de começarem a treinar)
  • Um metabolismo alto e eficiente
  • Ganham músculos facilmente
  • Controlam o peso facilmente
  • Respondem rapidamente a quase qualquer tipo de treinamento
  • Perder gordura corporal é relativamente fácil
Endomorfos
  • Normalmente possuem ossos largos, articulações largas
  • Apresentam maiores níveis de gorduras corporal (muito comum o sobrepeso)
  • Braços e pernas de comprimento curto
  • Quadril e cintura largas
  • Contornos do corpo arredondados
  • Tendência a sempre estocarem em forma de gorduras calorias extras ingeridas
  • Sensíveis a carboidratos
  • Razoavelmente bons níveis de força
  • Adormecem facilmente e dormem profundamente

Fonte: - Burn The Fat Feed the Muscle
- Avaliação e Prescrição de Atividade Física.

Fechando

Bom, então é isto. Vou terminando aqui nosso artigo de hoje sobre biotipos deixando para você um pequeno vídeo demonstrando um simples teste que você pode fazer em casa para saber se você possui estrutura óssea fina, média ou larga. Quero voltar nesta temática novamente, assim que tiver um tempinho, para compartilhar um pouco mais com você dicas super interessantes. :)

Desejo a você muito sucesso nos seus treinos e que você alcance seus objetivos! ;)

Um grande abraço e até a próxima!

  • Busque por promoções de tênis, camisetas e artigos esportivos em nosso site!

Comentários

  1. sua irma diz:

    Eu tenho a medida peq no pulso, mas nunca fui magra! E ai?

    1. Que visita boa por aqui! Uma surpresa muito agradável!

      Bom, acontece que nós somos uma mistura dos 3 biotipos, dificilmente alguém é um biotipo puro. E mesmo que ainda seja um biotipo puro existe a influência do meio ambiente.
      As escolhas dos alimentos, a quantidade de exercício físico realizado, o excesso de dietas feitas, que na realidade podem atrapalhar e muito seus objetivos de boa forma (veja o artigo sobre dietas balanceadas, muito importante saber isto), além de outros fatores como excesso de estresse e é claro, a genética.

      No texto, cito o autor que gosto muito, Tom Venuto, que diz nem todo mundo pode possuir a genética, a matéria prima biológica para se tornar um(a) mister universo. Nesta mesma obra o autor também conta como muitas pessoas NÃO exploram todo o seu potencial, as vezes nem de longe… E o nosso potencial não se resume somente ao melhor nível de exercícios físicos, vai mais além…
      Anthony Robbins (autor de excelentes obras sobre desenvolvimento pessoal) diz que o poder de decisão é inerente, interno a todos nós e que basta uma tomada de decisão, uma mudança de objetivos, seguido de Ações Massivas para estes objetivos, para conseguirmos alcançar nossas metas. “Não há fracassos, apenas resultados.”

      Todo o potencial é fazer tudo aquilo que te colocará em forma, exercícios, escolha inteligente dos alimentos (de acordo com sua genética), determinação de emagrecer, avaliação do resultados e novas estratégias.
      Reveja seu plano de exercícios e seu plano de alimentação, talvez sejam um bom ponto para se começar e estabeleça metas para você, anote em um papel e leia-as todos os dias… E diga:”No more! Este corpo não é o que eu quero e mereço e eu vou fazer tudo ao meu alcance para mudar isto!”

      Com certeza estarei na torcida para você alcançar seus objetivos! O mundo se torna melhor quando nós damos o melhor de nós!
      Bjão e boa sorte!!!

Receba as atualizações deste Blog em seu email. Clique aqui.



This site is protected by WP-CopyRightPro