«

»

Out 05

Variação é sinônimo de Definição Muscular

Acesso imediato ao Curso Gratuito!

Digite seu nome e e-mail:

Odiamos Spam! Sua privacidade será mantida.

Variação é sinônimo de Definição Muscular.

Mulher fazendo supino

Na busca por definição muscular, a variação dos exercícios é fundamental. Somente desta forma você conseguirá estimular diferentes partes do mesmo grupamento muscular. Neste artigo vamos entender melhor o porquê disto acontecer e porque é importante não fazermos somente os exercícios que gostamos mais e sim também aqueles que a gente não gosta tanto assim…

Acredito que todo mundo que pratica academia e treina musculação seriamente já ouviu falar que o exercício Supino trabalha os músculos do grupamento peitoral (além de seus acessórios, deltóides e tríceps). No entanto, existem diferentes maneiras de fazer o Supino. Existe o Supino Reto, Supino Inclinado, Supino Declinado ou canadense Supino reto com halteres, na bola, etc etc etc e também há aqueles exercícios monoarticulares que também trabalham os peitorais, tais como o Crucifixo, Peck Deck (ou voador), Crucifixo em 20°, Cross Over, etc etc e por aí seguem outros tantos…

Todos estes exercícios trabalham o seu peitoral porém se você não variar os exercícios, treinar de tempos em tempos, ou de treinos em treinos, estas variações você NÃO vai desenvolver por completo seus peitorais e menos ainda vai deixá-los mais definidos se estiver trabalhando para definição muscular. Entenda, variar a ativação muscular é FUNDAMENTAL para exercitar fibras musculares que eventualmente são solicitadas e além disto, sobrecarregá-las com os pesos também é importantíssimo.

Isto porque nossos músculos são compostos por fibras (células) musculares diferentes e além de ter de estimulá-las de formas diferentes, são necessários também ângulos diferentes para aumentarem sua ativação.

Explicando de uma forma bem didática, nós possuímos fibras que são “mais fracas” e outras que são “mais fortes”. Uma vez que entramos em processo de contração muscular, teoricamente, as fibras mais fracas começam o processo de fazer força e empurrar a carga, vencer a resistência imposta ao corpo. Pois bem, uma vez que estas mesmas fibras também entram em fadiga mais cedo, o corpo passa a recrutar mais fibras para continuar o movimento e as próximas fibras, mais fortes que as primeiras, começam todo o processo até entrarem em fadiga também, e aí tem-se o recrutamento de fibras mais fortes ainda para continuar este processo e este ciclo se repete até teoricamente recrutar o máximo de fibras possíveis para a execução do exercício. Desta forma também fica mais fácil entender porque que treinar somente com pesos leves pode não te levar aquele corpo definido e bonito para o verão pois não foi trabalhado de forma global e no seu melhor. Também fica mais fácil entender porque que aquele professor da academia insiste com você para fazer mais força e “pegar mais pesado” nos exercícios. Não xingue ele…Ele só quer o seu bem!…


Fechando por hoje

Este mesmo princípio funciona para todos os grupamentos musculares, abdominais, costas, peitorais, ombros, glúteos, etc etc…

Então, quando for a hora certa de mudar o programa, mude-o e evite ficar escolhendo fazer somente aqueles exercícios que você gosta mais porque provavelmente são os que você precisa menos pois já trabalhou-os muito mais…

Grande abraço e até a próxima!

  • Busque por promoções de tênis, camisetas e artigos esportivos em nosso site!

Receba as atualizações deste Blog em seu email. Clique aqui.



Mais Musculação, Emagrecimento, Treinamento e Definição

This site is protected by WP-CopyRightPro