«

»

Nov 05

Gorduras: Substâncias que são mal compreendidas- Parte 2

Acesso imediato ao Curso Gratuito!

Digite seu nome e e-mail:

Odiamos Spam! Sua privacidade será mantida.

Gorduras: Substâncias que são mal compreendidas- Parte 2

gorduras saturadas

Na parte 1 deste artigo, Gorduras: substâncias que são mal compreendidas, falei sobre o funcionamento das gorduras no nosso corpo, sua importância e sobre um tipo específico, a gordura trans. Nesta parte, continuarei a nossa discussão explicando sobre outros tipos de gorduras: as saturadas, as monoinsaturadas e as polinsaturadas.

2º tipo: Gorduras Saturadas.

Apesar de serem naturais, estas aqui também não são boas de serem consumidas, eu diria em excesso. Parece que elas possuem uma maior “facilidade” de serem armazenadas no nosso corpo, notadamente na barriga, nádegas e costas. Elas também elevam os níveis de colesterol e as chances de problemas cardíacos e alguns tipo de cancêr.

Como elas estão presentes em alimentos como carnes e laticínios, a idéia em relação a estes alimentos é de que sejam consumidos de forma que se possa obter o valor nutricional deles. Para isso o importante é dar preferência para os alimentos mais magros, menos gordurosos. Parece que a quantidade de gordura abdominal tem uma relação direta com a quantidade de gordura saturada ingerida na dieta, segundo um estudo publicado na Universidade Johns Hopkins. Quando as pessoas foram avaliadas, notou-se que aquelas cujas dietas continham mais gorduras saturadas apresentavam um acúmulo de gordura, na região da barriga, maior.

3º tipo: Gorduras polinsaturadas.

gorduras poliinsaturadas

Agora vamos às notícias boas. Estas gorduras são muito benéficas para a saúde e para quem quer diminuir a barriga. Elas são mais conhecidas por outros nomes, ômega-3 e ômega-6 e são encontradas em peixes, por exemplo. O ômega-3 ajuda a aumentar a proteção contra doenças cardíacas e a vantagem de consumi-las através dos peixes é que estes possuem também proteína (magra), fundamental para a construção de músculos mais fortes. Ao mesmo tempo, parece que as pessoas que consomem mais estas gorduras, queimam mais gorduras ao longo do dia. Parece que elas dão um impulso no metabolismo e ao mesmo tempo, fazendo exercícios de musculação, você estará ganhando mais massa magra e acelerando seu metabolismo, o que é ótimo para emagrecer e ficar com o corpo definido.

Uma outra fonte interessante desta gordura é a linhaça. Esta acredito que muita gente já ouviu falar. Além de ter ômega-3, contêm também fibras que juntos, ajudaram você a ficar mais em forma, reduzindo o colesterol (para quem é o caso), desobstruindo artérias e aumentando a sua saciedade.
O ômega-6 também contruibui no mesmo sentido do ômega-3, ao mesmo tempo é encontrado em carnes, lacticínios, ovos. Mais fácil, acredito eu, para a maioria das pessoas consumirem.

4º tipo: Gorduras monoinsaturadas.

Estas também são ótimas para a saúde e boa forma. Atuam da mesma forma que o ômega-3 e são encontradas em alimentos como nozes, azeite extra virgem, azeitona, óleo de canola. Parece que quem faz uma refeição rica em monoinsaturadas aumenta a queima de gorduras nas horas seguintes à refeição em comparação com quem faz uma refeição rica em gorduras saturadas. Além disto, pessoas que consomem alimentos preparados com estas gorduras (por exemplo um purê de batatas) sentem-se mais satisfeitos do que se o mesmo alimento tiver sido preparado com gorduras poliinsaturadas, segundo um estudo da Universidade Estadual da Pensilvânia.

Fechando por hoje.

Fica aqui então uma breve explicação sobre as gorduras de um modo geral. Escolher sempre seus alimentos, na maior parte dos dias da semana, irá ajudá-lo a alcançar seu objetivo de ficar mais definido, em boa forma, diminuindo a barriga e a gordura corporal.

Breve colocarei aqui um artigo como este, simples e fácil de entender, explicando mais sobre os carboidratos, para você “turbinar seus treinos” e não cometer erros na hora de consumi-los.

Um grande abraço e bons treinos!

  • Busque por promoções de tênis, camisetas e artigos esportivos em nosso site!

Receba as atualizações deste Blog em seu email. Clique aqui.



Mais Musculação, Emagrecimento, Treinamento e Definição

This site is protected by WP-CopyRightPro