«

»

Set 21

Desequilíbrios musculares e a estética do corpo

Acesso imediato ao Curso Gratuito!

Digite seu nome e e-mail:

Odiamos Spam! Sua privacidade será mantida.

Desequilíbrios musculares e a estética do corpo

O que quero revelar para você aqui hoje é mais um segredo da arte de transformar o corpo e deixá-lo mais bonito: O equilíbrio e a simetria entre proporções do seu corpo e como trabalhar com elas.
Ter um peitoral definido ou uma cinturinha mais fina é por vezes o objetivo de homens e mulheres que praticam a musculação. Para isso investem tempo e dedicação nos treinos que são admiráveis e que geram elogios de professores e atletas colegas de malhação. No entanto, por vezes não conseguem alcançar os resultados que desejam ou se alcançam, alcançam com resultados que poderiam ser mais expressivos. Porquê?

Quero ter peitorais mais definidos e cinturinha mais fina.

Encontro diariamente pessoas com estas dúvidas, opiniões e idéias “um pouco” erradas sobre como melhorar a estética de determinada parte do corpo e que por isso INSISTEM em ficar treinando-o incessantemente na busca por um resultado específico. Para ficar mais fácil de entender o que quero dizer vamos citar exemplos que ilustram isto.

Vamos citar como exemplo o rapaz que deseja ter os peitorais mais evidentes e treina-os excessivamente. Ele possui uma boa hipertrofia dos peitorais e uma pequena “barriguinha” no abdômen. O excesso de treino dos peitorais pode não trazer o resultado que ele tanto deseja pelo fato de ter o abdômen saliente. Estranho não?! Deixe explicar melhor. O equilíbrio entre simetria dos peitorais e do abdômen é que está prejudicado. Veja bem, ele possui uma boa hipertrofia de peitorais mas o que faz eles parecem “menores” ou não tão evidentes é o fato de o abdômen (a barriguinha) estar maior. Isto “faz” distorcer a percepção que existe dos peitorais. Se ele conseguir diminuir a circunferência da barriga, os peitorais ficarão mais evidentes! Entendeu?!

Portanto, o que ele deveria modificar no seu treinamento não é a quantidade de exercícios de peitorais e sim, os exercícios que ele faz para melhorar o abdômen! E então “voilá!” está feito a “mágica”!
Brincadeiras a parte, o excesso de exercícios para o peitoral pode prejudicar os ganhos de massa magra. Além disto, é fundamental manter os exercícios de alongamentos pois se você tiver os peitorais encurtados, a sua postura tenderá a se tornar mais “cifótica”, o que além de prejudicar a sua estética (deixa o peitoral menos evidente) também poderá trazer prejuízos e doenças ortopédicas para o seu corpo.

Agora vamos citar como outro exemplo a moça que deseja ter a cinturinha mais fina e o corpinho mais “violão”. Ela treina, treina, treina, a sua cintura , segue a dieta sem grandes problemas, faz exercícios de abdominais e não alcançou o resultado que queria. O que será que aconteceu?

Esta mesma moça tem um medo enorme de ficar corpulenta e por isso simplesmente não faz os exercícios para o grupamento muscular das costas, ou simplesmente não o faz porque acha perca de tempo ou não gosta. Você acredita que é aí que está o erro para ela ficar com a cintura que ela quer? Veja bem, o fato de ela não treinar as costas, mais especificamente o “grande dorsal”, deixa a cintura menos evidente porque ela não dá estímulos nesta musculatura e é o EQUILÍBRIO entre as proporções do corpo que o deixa mais bonito! Se ela começar a treinar o grande dorsal, os contornos da cintura ficarão mais evidentes e trarão o aspecto de corpinho mais “violão”. Obviamente um trabalho de glúteos MÉDIOS também poderá ser muito bem vindo. E aí as coisas acontecem…

O que quero chamar atenção aqui é que é necessário se ter bom senso na hora de programar e executar seus exercícios, PRINCIPALMENTE para aqueles que buscam estética pois, é fundamental identificar quais partes precisam ser trabalhadas e mais importante ainda, quais estratégias serão tomadas para tal objetivo. Estes exemplos são apenas para ilustrar o que foi dito neste post. Cada pessoa possui suas individualidades e objetivos com a musculação. Enquanto uns buscam aumentar medidas outros querem diminuir medidas e há aqueles que querem ambos, aumentar certas medidas e diminuir outras medidas.

Fazer exercícios em demasia pode ser desgastante e não necessário para se chegar ao objetivo estético que se deseja. O auxílio de um bom profissional pode lhe ajudar muito a evitar estes excessos e erros. Para além disto, boa escolha nos alimentos e um descanso adequado serão seus grandes aliados!

Um grande abraço e bons treinos!

  • Busque por promoções de tênis, camisetas e artigos esportivos em nosso site!

Receba as atualizações deste Blog em seu email. Clique aqui.



This site is protected by WP-CopyRightPro