8 motivos porque você deve ingerir carboidratos complexos e proteínas de qualidade!

E aí tudo? Hoje vamos a mais um artigo com informações bacanas para você turbinar seu metabolismo, queimar mais gorduras e melhorar sua massa magra. Este artigo vai ser bem rápido e é um complemento do Artigo sobre Dietas Balanceadas. Se você não leu o artigo “Dietas Balanceadas – Entenda como tudo funciona!” sugiro que você leia-o primeiro, antes deste. Vai te ajudar demais a entender tudo o que você precisa para colocar seu corpo funcionando a seu favor. Caso contrário, sinta-se a vontade em ler este primeiro. 😉

Vamos ver porque ingerir carboidratos separadamente de proteínas é contraprodutivo, baseado em 8 razões científicas. Então, sem mais delongas, vamos lá!

Motivos

  1. Balanço Nitrogenado Positivo:
  2. Este é o estado do corpo em mais proteínas são retidas do que excretadas resultando em ganhos de massa magra e manutenção do metabolismo. A cada 3 horas proteínas devem ser ingeridas pois o nosso corpo não faz estoque delas e quando ele precisa delas e não obtêm através da alimentação ele degrada os músculos.

  3. Entrada mais eficiente de proteínas nas células:
  4. Uma pequena quantidade de insulina é necessária para a entrada de aminoácidos nas células. Acontece que a insulina responde mais rápido quando da ingestão de carboidratos, de preferência pequenas quantidades. Isto facilitará a entrada dos aminoácidos através das células aumentando a eficiência da captação de proteínas.

  5. Ciclo vicioso
  6. Carboidratos ingeridos isoladamente provocam picos insulínicos, principalmente se forem os carboidratos refinados. Isto pode levar a um ciclo vicioso de ingestão, seguido de fraqueza, letargia e acúmulo de gorduras devido à queda rápida da glicemia após a liberação massiva de insulina. Este ciclo pode levar ao ganho de peso excessivo muitas vezes chegando até a obesidade. Com a ingestão de proteínas junto aos carboidratos complexos, este efeito é minimizado.

  7. Picos insulínicos
  8. A rápida elevação da insulina no corpo devido à ingestão de carboidratos isoladamente não é bom (principalmente os refinados). Além de levar ao ciclo vicioso provoca uma imensa entrada de gorduras nas células ao ativar as enzima lipogênicas (as que estocam gorduras) e inibir as enzimas lipolíticas (as que queimam gorduras). Uma liberação moderada e devagar de insulina é extremante benéfico mas liberações excessivas de insulina podem levar a uma condição de saúde chamada diabetes.

  9. Reservas de Glicogênio:
  10. As reservas de glicose chamadas de glicogênio são feitas no fígado e nos músculos e são limitadas. O glicogênio muscular é a principal fonte de energia para o treinamento físico. A deficiência em reservas de glicogênio comprometerá e muito a intensidade e qualidade dos treinos. O corpo precisa de uma contínua porém moderada e lenta ingestão de carboidratos complexos para manter suas reservas de glicogênio.

  11. Velocidade de digestão dos carboidratos:
  12. As proteínas ingeridas juntamente as carboidratos diminuendo a velocidade de digestão dos mesmos resultando em níveis de glicemia e insulina mais estabilizados, sem altos e baixos que leva ao ciclo vicioso.

  13. Fibras:
  14. Carboidratos que contêm fibras também diminuem a velocidade de digestão dos carboidratos resultando em níveis de glicemia e insulina mais estabilizados.

  15. Efeito Térmico:
  16. Proteínas ingeridas aumentam o efeito térmico da refeição fazendo com que seu metabolismo fique mais acelerado e gaste mais energia (resultando em menos gordura corporal). Uma refeição feita somente de carboidratos é menos térmica do que uma feita de carboidratos complexos e proteína. Uma consistente predominantemente de gorduras possui um efeito térmico menor ainda.

Então é isto! Fechando o artigo de hoje fica claro como é importante ingerir proteínas juntamente aos carboidratos complexos para você turbinar seu projeto de queimar gorduras e entrar em forma! 😉

Um grande abraço e até a próxima!

Referência para consulta:

[widgets_on_pages id=”Busque por Promoções em nosso site”]

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!